Principais tipo de financiamento imobiliário no Brasil: conheça cada um deles

O financiamento imobiliário ainda é uma das melhores opções para quem deseja adquirir um imóvel. Muitas vezes, fazer o parcelamento do valor total da propriedade é a única alternativa viável para investir em um bem durável. No Brasil, há uma gama variada de opções, desde as tradicionais linhas de crédito da Caixa até modalidades mais flexíveis como consórcios e financiamentos diretos com construtoras.

-Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Com o SFH é possível financiar a compra ou até a reforma e construção de um imóvel. O valor mensal das parcelas não pode ser superior a 30% da renda bruta do contratante, que deve ser pessoa física. O sistema permite uma negociação mais livre e flexível entre cliente e banco.

-Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

O SFI não exige um valor máximo de avaliação do imóvel e nem um limite de renda, porém os juros podem ser maiores e mais voláteis. Está apto a pessoas físicas e jurídicas. Desde agosto de 2021, é possível usar o saldo do FGTS para a quitação de prestações da casa própria.

-Programas habitacionais

Esses programas são modalidades de financiamento criadas pelos governos estaduais e federal para auxiliar a população de baixa renda na aquisição de um imóvel. O atual programa federal, o Minha Casa Minha Vida, é voltado para residentes em áreas urbanas com renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil e famílias de áreas rurais com renda bruta anual de até R$ 96 mil. As famílias também não devem possuir nenhum imóvel registrado em seu nome.

-Financiamento com a construtora

Os financiamentos costumam ser corrigidos pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), durante o período de obra, e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). Os juros são calculados pelo sistema Price de amortização e, a depender do contrato, podem ser estabelecidas parcelas fixas para o pagamento no decorrer da obra.

A escolha entre essas opções dependerá das necessidades e condições financeiras de cada comprador. Por isso, é fundamental uma análise detalhada para tomar a decisão mais adequada a cada perfil.